domingo, 23 de outubro de 2011

A trégua


Autor: Mario Beneditti
Genero:
Resumo: Escrito em formato de diário e com fina ironia, 'A trégua' traz a história de Martín Santomé, um 'homem maduro, de muita bondade, meio apagado, mas inteligente'. Prestes a completar 50 anos, viúvo há mais de vinte, Santomé mora com os três filhos. Não se relaciona bem com nenhum deles, tem poucos amigos e mantém uma rotina monótona e cinzenta. No diário, conta os dias que faltam para a aposentadoria; mas não tem idéia do que fará assim que se livrar do trabalho maçante. Seu destino, no entanto, mudará quando conhecer Laura Avellaneda, uma jovem discreta e tímida contratada para ser sua subalterna. Com ela, Martín Santomé voltará a conhecer o amor, numa luminosa trégua para uma vida até então triste e opaca. Mas será que essa relação conseguirá ir adiante? Muito mais do que uma história de amor, 'A trégua' é um questionamento sobre a felicidade e um retrato às vezes bem-humorado, às vezes ferino, dos difíceis relacionamentos humanos.

Minha Opinião:  Um livro bem interessante, não achei que fosse tão bom ler o diário de alguém, ainda mais de um homem de 49 anos, kkk. É bem diferente e um livro com um enredo bom, só fiquei meio magoada quando Laura Avellaneda morreu foi um final diferente, para variar dos romances que sempre acabam com finais felizes, e ela era bem mais nova tinha 24 anos. Achei engraçado um trecho que ele diz: Se este diário tivesse um leitor que não fosse eu mesmo,eu deveria encerrar o dia no estilo dos romances de folhetim: "Se quiser saber quais são as respostas e estas perguntas crucias, leia nosso próximo número."

--

 Segunda-feira, 3 de fevereiro
 "Ela me dava a mão e então nada mais faltava. Bastava para que eu me sentisse acolhido. Mais que beijá-la, mais que dormirmos juntos, mais que qualquer outra coisa, ela me dava a mão e isso era amor."

Um comentário:

Embaixo do meu travesseiro